quarta-feira, 2 de setembro de 2009

ESPELHO MEU, QUAL ÚLTIMO LIVRO QUE VOCÊ LEU?

É difícil admitir, mas eu descobri que não conta.

Parei de escrever as matérias que deveria para a faculdade por um minuto, deixei o trabalho de lado para pensar um pouco, mas amargamente digo que nada disso vale.
Que livro você está lendo?
Em que tem pensado?
Quais as pessoas com as quais você procura estar, trocar conhecimento, interagir?
Você viu aquele filme? Leu aquele artigo?
Nada disso tem relevância.

Meus dedos mal conseguem digitar de tanto cansaço, mais erro as teclas que acerto. Dormindo tarde e acordando muito cedo.
Dizendo sim aos compromissos.
Crescendo, como eles dizem.
Mas agora eu entendo que não faz diferença.
É tão triste aceitar a condição a qual estamos todos expostos, acreditar que não é fato é bom, mas não muda o fato em si.

O que faz a diferença é como você se equilibra em um salto alto. A forma que usa a maquiagem ou o manequim 36 em que você se encaixa.
O ser atraente, sexy e perfeitamente plástica, tem toda a relevância que pode ter uma profissional competente.
A forma como se senta e deixa que eles vejam quão sedutora uma mulher pode ser, as roupas que sempre mostram um pouco mais, o corpo quase como o da revista e o cabelo do comercial de xampu.
Sim, tudo isso conta.

A sensação da aceitação dessas condições é sufocante, me fez perder o sono. A revolta chega a me asfixiar. E mesmo que este post seja talvez, o mais pessimista de todos, não vou ignorá-lo, porque quero mostrar que sou boa aluna e que aprendi muito bem o conceito de profissional do século.
Aprendi exatamente tudo o que os livros e mestres não me ensinam, entendi a lição passada pela experiência e pelo que vejo.

E o que vejo é que ninguém se interessa pelo que vai em sua cabeça, suas ideologias e sonhos, suas opiniões e a luta que é ser mulher em uma sociedade ironicamente machista, o que realmente vale é um sorriso misterioso e um belo rebolado.

Vende-se livros da Clarice, do Machado e do Chico, apostilas e amigos questionadores. Também aceito trocar por hidratantes, batom e qualquer um que entenda de moda. Acho que já ta bom!

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.

A gente se acostuma a morar em apartamento de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E porque à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.”


... Marina Colasanti...

3 comentários:

  1. Infelizmente! Realidade nua e crua...
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. É minha cara, tenho o desafio de escrever este comentário em um minuto (to indo pra casa).

    Eu realmente entendo o que você fala. Mas te digo: nem tudo está perdido. Cada vez que encontro pessoas como você fico ainda mais cônscio de que a superficialidade do mundo e das coisas não atingiu a todos. Ainda que pareça que os rudimentares recursos da beleza e da sedução possam ditar os liames da sociedade, eles são insuficientes para provocarem mudanças. Sou da opinião de que, no final das contas, os lúcidos acabam se dando bem. Lúcidos somos nós, que vemos o que todos parecem não ver. Mas somos lúcidos e cegos ao mesmo tempo. Temo a duçura da ingenuidade dos idiotas porque se eles descobrem que não somos idiotas, eles nos arrastam. Não suportariam tamanho choque. Por isso, não se preocupe. Continue sendo uma idiota, assim como eu. E no momento certo, a gente surpreende a todos e abarca o mundo com nossas ideias, sonhos, utopias, e, sobretudo, ações. Eu confio em você. Sente o que eu digo? beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ci, sinceramente acho que o seu post não saiu pessimista, e sim realista (tudo bem que sou suspeita pra falar desses conceitos de pessimismo né? rs).
    Honestamente, também sinto que esta é a cruel realidade. Mas continuo nadando contra corrente, como diria Cazuza, 'só pra exercitar'....Rá!

    Perfeita a citação da Marina Colasanti, ela é demais!
    Beijos e apesar de tudo, não desanime! toda regra tem sua exceção. =)

    ResponderExcluir