quinta-feira, 27 de agosto de 2009

AOS PORCOS

Educação é um treco complicado de se achar hoje em dia. E não é que eu não procure. Resolvi escrever esse post como forma de desabafar. Ainda que ele não seja tão lido, que não seja comentado e que não desperte o interesse. Vou fazer assim mesmo.

Esses dias estava assistindo um documentário da BBC e uma das frases que ouvi não sai da minha cabeça: “A forma como tratamos uns aos outros tem conseqüências graves”, não me lembro quem disse e sei que parece obvio o sentido dela, mas a gente se esquece.
Eu, nos meus 22 anos, estou cansada de conviver com gente mal educada, gente que acha que o mundo tem que girar no sentido que gira o seu egoísmo. Gente que acha que pode falar como, com quem e da forma que quiser e ninguém tem o direito de se magoar.

E no meio de tanta gente malcriada e egocêntrica é preciso ter auto-estima. A auto-estima não aparece quando você se olha no espelho, quando se maquia ou compra algo novo apenas. Ela surge quando você deixa claro a forma como exige ser tratado e não se contenta com relacionamentos superficiais com pessoas superficiais, cheias de seus problemas e suas duvidas, incapazes de olhar ao redor e perceber que a Terra gira com ela ou não.
“Mais do que máquinas precisamos de humanidade. Mais do que inteligência precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes a vida será de violência e tudo estará perdido.” Disse Charles Chaplin, acho que ele como eu, estava meio de saco cheio.

Acontece que a paz não é um movimento que se provoca ou um documento que se assina. Ela é um estado de espírito. Ela não envolve grandes nações e povos. Ela envolve cada um individualmente e se manifesta nas nossas atitudes a cada dia.
Querer um pouco de paz é querer ter a mente tranqüila, livre das grosserias corriqueiras e do negativismo que a sociedade, muitas vezes, nos impõe.

E se você ainda não sabe como ser educado com os que te cercam, por favor não saia de casa.
Se não sabe falar com respeito, então não abra a boca.
Existem pessoas com valor próprio suficiente para não precisar passar por isso.

“Doe sangue para hospitais.
Dê seu sangue por um projeto de vida, por um sonho.
Mas não doe para aqueles que sempre, sempre, sempre vão lhe pedir mais e lhe retribuir jamais.”
Martha Medeiros.
Tem um versículo bíblico que traduz isso muito bem. “Não jogue suas pérolas aos porcos”.

3 comentários:

  1. Uou! que post hein! um verdadeiro tapa na cara de quem merece haha...
    Como vc diz, até engasguei! rsrs
    É isso aí, pérolas e porcos não combinam

    Bjooo
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Meeeeeeeeee Deeels! Como a gente está no mesmo barco, Cy! Só por causa disso vou publicar um e-mail que enviei na semana passada, para que você veje que estamos todos no mesmo barco.Aprecie e se acalme. Beijos

    ResponderExcluir