domingo, 2 de agosto de 2009

MUTAÇÕES FAISCANTES. YEAH!

“...fascinam-me as minhas mutações faiscantes que aqui caleidoscopicamente registro.”
(Clarice Lispector)

Uma das acusações que ouvi recentemente é que não sou a mesma, ando mudada. Num tom desanimado a pessoa me confessou que gostava muito mais de mim antes, considerando que o antes data seis anos atrás, acho que devo ficar grata e sorrir quando digo: Sim, ando mudada.
Já imaginou se eu me vestisse como quando tinha 16 anos? Se eu ouvisse as mesmas coisas? Se tratasse as pessoas da mesma forma ou se tivesse as mesmas idéias?
Seria no mínimo ridículo e cômico.

Concordo com Lya Luft quando diz que viver deveria ser até o último e derradeiro olhar, transformar-se. Afinal, essa é a graça da coisa toda.
Eu quero me transformar para não matar de tédio aqueles que me cercam, da mesma forma que não quero bocejar ao encontrar um velho amigo.
As novidades e as mudanças são sempre tão bem vindas quanto um sonho.

Leminski, em um de seus poemas relata: “ quatro dias sem te ver, e não mudaste em nada”, o tédio na escrita do poeta é claro. Ele como criativo que sempre foi não admitia o comodismo ou a mesmice nas idéias e pessoas.

Muito por isso, não acredito nessa história de alma gêmea e nem em par perfeito. O que acredito é que em todas essas fases pelas quais passamos, existem pessoas que se encaixam e depois deixam de fazer sentido mudando a direção. Quando encontramos alguém com o mesmo poder de evolução e de compreensão desta evolução, ai sim,passamos a seguir pela vida com o mesmo alguém.

Então como resposta aos que perguntam por que ando mudada, digo que sim com orgulho, eu já não sou mais a mesma e no momento quem que você me lê, já não serei a mesma que escreve neste blog.
Sim, as minhas mutações me fascinam, me surpreendem e me permitem continuar viva.

5 comentários:

  1. Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente
    A gente muda o mundo na mudança da mente
    E quando a mente muda a gente anda pra frente
    E quando a gente manda ninguém manda na gente

    Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
    Na mudança de postura a gente fica mais seguro
    Na mudança do presente a gente molda o futuro... ( Gabriel Pensador )
    É isso ai Cii,mudando e evoluindo!!

    ResponderExcluir
  2. essa musica é uma lição pra sociedade!
    Suas mudanças vão acontecer sempre com cheiro de jasmim!
    Parabens pelo texto
    e pelas evoluções espero que continue sempre assim...nunca mudando mas sempre,..evoluindo!
    bjoss

    ResponderExcluir
  3. Está com toda razão, srta. Metamorfose Ambulante! haha
    É mesmo muito chato ter aquela velha opinião formada sobre tudo....

    Beijo Ci!

    ResponderExcluir
  4.   As vezes mudar pode ser muito difícil, pode afastar as pessoas, trazer sofrimento. Deixar de ser o de sempre, o que todos estão acostumados, nem sempre é bem aceito, ainda mais quando a mudança nos torna diferentes dos outros. E percebemos que os que estão ao nosso lado podem acabar sendo os primeiros a nos condenar, nos zoar, nos acusar e (tentar) nos desanimar. Algumas mudanças são terríveis, desgastantes.
      E as vezes estamos "errados" mesmo, mudamos pra pior, regredimos. É quando entra a capacidade de enxergar e aceitar o "erro" e tentar repará-lo.
      Mudamos pensando em evoluir, queremos melhorar, compensar erros do passado. Não mudamos pra ser diferentes, pra discordar dos outros. Mas o que é certo e o que é errado? Parece mais cômodo e seguro seguirmos os passos dos outros, não contrariarmos, e sermos o que os outros esperam, e não o que somos.
      Alma gêmea? Parece algo bonito, mas também acredito na diferença (de mim já basto eu :)). Acredito na beleza do aprendizado com as opiniões distintas, do respeito às diferenças, ...não há mais necessidade de comparação e distinção das almas.
      Toda mudança tem um motivo, envolve uma mudança na maneira de pensar, na maneira de sentir e entender o mundo, e essa é que vai trazer mudanças na nossa forma de agir e responder ao mundo. E todo motivo tem um motivo maior.
      E como viver sem mudar? As melhores coisas vêm de grandes mudanças.
      As vezes as músicas são as mesmas, somos nós quem já não as ouvimos mais da mesma forma.

    Belo post, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. mudanças fazem parte da nossa vida,
    vc não eh mais aquela menina de 6 anos atras,isso significa q vc aprendeu algo...
    amei o post!
    concordo com o conceito de alma gemea!

    bjOo!

    ResponderExcluir