quinta-feira, 14 de maio de 2009

SANTA IGNORÂNSIA COM S!


Por favor, não fiquem assustados, o título deste post é intencional e sim, eu sei que ignorância é com C.
Acontece que tem gente que não sabe, tem gente que escreve coraSão, que escreve caiCHa e que escreve deRRepente. E quando isso acontece, como a gente ri.
O que acontece na verdade é que quando a gente ri de forma a constranger alguém, provamos ser um bando de ignorantes, pseudo-intelectuais, que deveriam ao menos tentar analisar essas questões com mais lucidez.

Outro dia eu percebi que vivo cometendo erros de português, fiquei chocada, eu quis culpar o MSN, o Orkut e o cansaço. Eu quis me justificar.
Cheguei a escrever na lousa da faculdade e bem grande HipogliSSemia, então “alguém gritou, hipoglicemia é com C” . Mas eu não fiquei envergonhada dessa vez não, o fato é que eu não sabia escrever isso mesmo.

Mas o objetivo deste texto além de confessar meus pecados gramaticais é me fazer refletir e fazer refletir o tamanho da mediocridade que é ficar tirando sarro de quem "escreve mal" ou se achar super esperto porque nunca cometeu um erro, um pequeno que fosse.

Meu linguista favorito Carlos Bagno, trata em seu livro “Preconceito Linguistico” questões como essa, preconceitos que nós, “pseudo-intelectuais” cometemos contra o nosso povo, muitas vezes sem acesso.
A língua é criada pelo e para o povo. Então não existe errado e nem certo, muito menos meios de controlá-la.

Não dá pra chegar num pai de família que trabalha na roça, que teve que parar de estudar cedo pra sustentar a casa e dizer:
- Ô seu João o trema caiu segundo a nova norma da língua viu, fique atento.
Talvez ele não saiba o que é trema, talvez ele saiba, mas não tenha a oportunidade de usar mesmo.
Mas o seu João não é ignorante, ele é um brasileiro como eu, mas que não pode ir à escola, só isso.
A língua que ele fala não é inferior à minha, é diferente, porém é o português ou o brasileiro como ele achar melhor dizer.



Que os Seus Joãos e Marias e Antonios perdoem os nossos preconceitos linguísticos ( sem trema). E que a gente possa reconhecer que sim, erramos às vezes e depois concertamos ou não. Mas, que somos o mesmo povo.
Ignorante é aquele que se coloca como superior e mesmo escrevendo “certinho” ( que é um termo preconceituoso), não sabe olhar para o outro com carinho, não sabe dar valor as pessoas que tem próximas, julgando-se em um nível mais alto.

A verdadeira ignorância está no ridículo das palavras impensadas e nos comentários inconvenientes.

Um comentário:

  1. Concordo e assino em baixo!
    E deixe que os brasileiros "falem à lingua brasileira uai"
    Quem pensa que pra ser inteligente tem que ser intelectual, esta muito enganado, conheço muitos Joãos e Marias que demostra o contrário.
    Bjo
    Cintia Ferreira

    ResponderExcluir