terça-feira, 1 de junho de 2010

LÁ FORA...

“Abra o vidro do seu coração, o amor gera atitudes
Comece a agir, chega de falar, só com palavras não se pode mudar”
...Oficina G3/ Indiferença...


Foram chegando aos poucos e se enfileirando naturalmente por trás do portão de grades. As senhas distribuídas e o tempo determinado. Cada pessoa teria alguns minutos para escolher o que precisasse. As crianças gritavam eufóricas com a possibilidade de peças novas, ainda que em estado questionável.

A campanha do agasalho gera uma dose de tumulto todos os anos entre a população que precisa da caridade alheia para aquecer-se no inverno. Muitas mulheres, homens e crianças vêm nela a única oportunidade de esquentar mais que o coração na estação mais fria do ano.

Olhando a cena pela câmera, sentada confortavelmente em minha cadeira giratória, enquanto falava com minha amiga de trabalho, senti vergonha. Eu usava coisas que considerava velhas após três meses. Havia enjoado das cores e tudo me parecia muito comum.

Então é isso, pensei, eu me vendi.
Me deixei barganhar por um modelo de sociedade altamente consumista, onde tudo perece rápido, onde o amor não evolui no mesmo passo que a moda. Essa tendência do consumo exagerado que esvazia a mente e nos afasta de valores realmente importantes e o individualismo que não nos deixa ver além.

A verdade é que tentamos colocar coisas no lugar de pessoas. Aromas perfumados pra esconder o cheiro de esgoto de nossos corações maltrapilhos e muita, muita cor pra esconder o desespero e o cansaço que nossos pequenos problemas e miseráveis vontades nos proporcionam.

Então a pergunta é onde estamos quando tragédias assolam países, cidades ou mesmo o nosso vizinho? O que estamos fazendo ou em que estamos pensando quando pedem, silenciosamente, ajuda, e nós não ouvimos?

Estamos confortáveis em móveis macios, visitando web sites de noticias ou de entretenimento, comendo sem ao menos olhar para o alimento.
Enquanto isso, lá fora uma multidão se enfileira, atrás das grades do desumano e egoísmo.

Então:
Qual é? a atitude que cê toma?
Qual é? porque a cerveja eu já sei!
Qual é? a atitude que cê toma?
Qual é? porque a cerveja eu já sei!
...TM / Comercial...

Um comentário:

  1. Oi, Cíntia!

    Parabéns pelo blog. Muito legal este seu espaço! Que bom é poder lê-la por aqui. Gostei dos seus textos. Belos como você! (rsrs).

    Alexandre Bragion.

    ResponderExcluir