domingo, 27 de dezembro de 2009

SINCERICIDA

Sincericídio

Por Ferréz

“Há muito tempo a humanidade deixou a sinceridade de lado. O que temos é opiniões certas guiados por erradas, erradas guiadas por cegas.
Uma pessoa que é sincera vive sozinha ou com um ciclo de amizade restrito. É tida por todas como inconveniente, insatisfeita, crítica, amarga, pensativa demais.
Numa sociedade que vive num mundo fictício (...) ninguém quer ser posto de frente com a realidade.
A pessoa sincera não agüenta conviver com a família muito tempo, não agüenta piadas que na verdade querem dizer outra coisa, não gosta de jogos com palavras, não agüenta cinismo, não tolera mentira, e geralmente não suporta egos inflamados. (...)
A manipulação é tão grande, que, quem se expressa sobre isso, começa a ser chamado de maluco, contestador e mais uma dezena de nomes.”


Este texto do escritor Ferréz foi publicado na Revista Caros Amigos de dezembro/09

E foi lendo o texto acima que fiz uma descoberta importante sobre mim, descobri que não chata ou mal humorada, eu sou sincera. Característica cada vez mais rara.
É mais fácil encontrar pérolas em conchas que pessoas sinceras. E que atire a primeira pedra aquele que nunca se sentiu usado para determinado crescimento ou suprir a necessidade de alguém, e depois deixado de lado como uma meia furada.
Essas pessoas estão por toda parte procurando qual será o novo degrau a ser pisado, o novo alvo conquistado para que elas possam crescer e brilhar, brilhar.

Machado de Assis escreveu o texto “Um Apólogo” que recomendo muito. Há todo tempo estamos sendo agulhas para linhas ordinárias ou escadaria para gente com talento apenas para falsificar emoções e ideais.
Talvez a única forma de se defender disso seja o afastamento, ou continuar suprindo as necessidades dos parasitas ao seu redor, dessa maneira, nós sinceros, evitamos a solidão.

Eu já me senti só muitas vezes, só por não apoiar atitudes que considerava erradas, me retirei de ambientes em que o sistema que imperava ia contra minha consciência de fazer o bem, deixei de lado amigos de infância por não querer seguir junto um caminho de ostentação, falsificação e mentira. E declaro que, continuarei assim, enquanto acreditar que me convém.

9 comentários:

  1. Ooh, agora descobri pq as pessoas me acham "inconveniente, insatisfeita, crítica, amarga, pensativa demais" rsrs.
    O fato é que a sinceridade sempre dói em alguém.

    Bjoo Ci

    ResponderExcluir
  2.   Vou me ater a uma palavra (e olha que isso é difícil pra mim viu, rs): perfeito

    ResponderExcluir
  3. Ci, obrigada muito pelas visitas, sempre =)

    É tão difícil ser sincera, nesse mundo, nesse meio, de quantas pessoas oportunistas o mundo é feito?
    Sinceridade sufocada por travesseiros do mundo real, todos fingem que não vêem e um teatro sempre é encenado.
    Sempre.
    A culpa é de quem?
    Vítimas ou covardes?

    Queria eu afirmar e bater o pé, e te dizer que sou sincera...comigo mesma.

    ResponderExcluir
  4. A sinceridade depende de muitos sentimentos e ações mentais que formam nossos valores internos. Não é um sentimento que se adquire de uma hora para outra, é preciso haver um sentimento profundo, ético e moral.
    Felizmente, Cintia, vc funciona de uma forma que consegue admitir diante dos outros e, principalmente, de si mesma o que realmente quer.
    Nem todos conseguem manter os sentimentos, pensamentos e expectativas constantes.
    É assim a vida, são assim as pessoas, mas nem todas...
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  5. Cinta,

    A sinceridade, assim como a curiosidade, matou o gato. O mundo é hipócrita, a vida é hipócrita, sendo assim, é um dom ser sincero.

    Um Feliz Ano Novo, Cintia, muita paz, saúde e amor pra ti.

    saudades enormes.

    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com vc Vinicius Paes suas palavras falam por mim!

      Excluir
  6. na minha infância e adolescência, fui sincero a falar de mim mesmo, mas acabei sendo reprimido, hj sou sincero apenas nas atitudes.....pq minhas palavras sobre mim mesmo n são bem aceitas pelas mulheres do qual eu gosto,,,,,, existe muita comparação com outros homens que n refleti minha personalidade, fico muito feliz em saber da sua percepção sobre este assunto delicado....... obrigado por torna meus dias daki endiante mais feliz.......

    ResponderExcluir