domingo, 12 de julho de 2009

LIBERTE

“A herança genética de sua família, seu DNA específico, seu metabolismo, as questões quânticas que acontecem num nível subatômico... Existem as doenças de sua alma que o inibem e amarram, as influências sociais externas, os hábitos que criaram elos e caminhos sinápticos no seu cérebro. E há os anúncios, as propagandas e os paradigmas. Diante dessa confluência de inibidores multifacetados- ela suspirou-, o que é de fato a liberdade?”

...William P. Young...


Quantas musicas ouvimos falando dela? Quantos poetas acordam no meio da noite para escrever sobre? Quantas pessoas a procuram como um animal esfomeado procura por comida? Mas o que de fato ela é?
Eu estava no colegial quando escrevi uma frase que uso constantemente: “ Uma pessoa é livre enquanto sua mente for livre”. E acredito nela como acredito em mim.

Não adianta viver só ou acompanhado num pasto ou numa fazenda aberta se você deixar que aprisionem seus pensamentos, se permitir que te digam o que é bom ou ruim pra você. Se você deixar que o passado o torture trazendo os mesmo sentimentos de sempre.

De nada vale sair por aí pra curtir com um pessoal que você gosta se no final das contas, quando volta e se senta na cama, se arrepende da maioria das coisas que fez. Não adianta se for pra acordar chorando e pedir desculpa no outro dia pelas coisas impensadas que disse, por acreditar ser livre para dizer o que quiser.

Se for pra achar que você não pode ter beleza se não tiver o corpo, o cabelo, os olhos e o sorriso da revista, se for pra morrer de fome e gastar todo seu salário naquela roupa que te pediram pra usar, então sinto dizer você não é livre.

A liberdade só existe quando nos comunicamos conosco e percebemos que nosso relacionamento intrapessoal está em ordem. Ela só vale quando nossos erros são nossos, e não quando os cometemos a mando de outros ou para agrado de. Quando os acertos também cabem na nossa maneira de ver e não porque algum “Senhor” mandou.

Indo mais fundo, ela só é real quando você responde por você com a cara limpa e consciente de quem luta pelo que acredita, mas antes, respeita aqueles que o cercam.
A frase é velha, mas cabe: A sua termina quando começa o do outro.

Um cara pode estar numa cela há anos, apertado, e ele pode sim ser livre. Ele pode escolher não precisar pedir desculpa o tempo todo e nem ter remorso porque ofendeu alguém, ele pode optar por sonhar tranqüilo com um dia que as coisas mudem, ele pode optar por ser grato ao invés de reclamar sempre.
Ele pode escolher ser um vento suave entre tantos, a ser um peso a ser suportado.

2 comentários:

  1. Mais um belo texto!
    "Ele pode escolher ser um vento suave entre tantos, a ser um peso a ser suportado."
    Escolha fácil de deduzir, porém...
    Bjos
    Ci!

    ResponderExcluir
  2. Concordo em gênero, número e grau Ci! hahaha....
    É como diz uma frase de Gandhi que minha mãe (rá!) sempre usa:
    "A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência"
    Beijo!

    ResponderExcluir