domingo, 21 de junho de 2009

MEU ANTIGO E ADMIRÁVEL MUNDO

Conversava com um amigo esses dias sobre o poder que as novidades tecnológicas exercem sobre a gente. É inacreditável o que fazemos hoje, muitas coisas que não imaginávamos há 10 anos, e isso sendo bem generosa, porque tem coisas que não imaginávamos há 1 ano atrás.

Realizei um trabalho para a faculdade no início deste semestre que analisava algumas novas mídias, eu, responsável pela web cam, não tive dificuldade em reparar a diferença que há entre o ante e o pós desta nova tecnologia. Ela mudou o sentido da saudade, mudou a forma das relações mais tradicionais como de avós e netos e mudou também, e talvez com mais visibilidade a forma de se enxergar o sexo.

Esta semana fiz aniversário e é incrível o número de felicitações que recebi por email, SMS e por recados no Orkut e acredite, dei a todos eles o mesmo valor que um abraço real.
Sim! Esse admirável mundo novo é realmente muito bom. As possibilidades são tantas, as novidades são ainda melhores.

Mas o que acontece de errado é quando a gente se acomoda, é quando a gente acha que um SMS basta e que MSN também serve pra matar a saudade.
Quando a gente pensa que o Orkut carrega a vida exata da pessoa e tudo que ela sente, quando nos esquecemos de perguntar se está tudo bem? De forma comum, antiga e tradicional.

Eu sou um exemplo, vivo adiando encontro com amigos ou achando que um recado vai resolver o problema. Venho deixando minhas discussões serem virtuais e ainda consolo amigas por SMS. Meu Deus! Isso é ridículo!

É inacreditável como as novas mídias e toda essa tecnologia tem atado as nossas mãos e tem nos deixado cada vez mais robóticos, nossos sentimentos são virtuais e a gente se satisfaz num email.
Esse meu amigo me disse que a gente vai acabar enlouquecendo, que entrar demais nesse mundo enlouquece e o pior não é isso, o pior é que aquele que não entrar totalmente é que vai ficar com fama de louco.

Bom, eu sei que este post é de uma pessoa leiga nesses assuntos mais modernos, apesar das minhas últimas rendições, eu ainda sou da turma do livro no papel, do telefone com fio e do sorvete na praça.
Eu ainda fico com a minha “First life”, ainda que não seja perfeita, mas ela é real né. Fico com a gargalhada de verdade e não com aquelas dos emotions, fico com o “e ai?” sonoro e fico com a galera de carne e osso que vive ao meu redor, sem tratamento de imagem e sem musiquinha de fundo em mp3.

Eu vou ficando com o antigo e admirável mundo e com tudo de verdadeiro que ele pode me dar, porque email não tem cheiro e monitor não sorri pra mim quando falo bobagem.
"Minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo.
Não é.
A coisa mais fina do mundo é o sentimento."

Adélia Prado

3 comentários:

  1. Triste é saber que pessoas pensam o contrário né...
    A frase da Adélia diz tudo.
    Parabens Cintia Ferreira mais um belo texto.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Também prefiro o antigo e admirável mundo, mas já que não tem outro jeito mesmo, abraços virtuais pra vc Ci! rs

    ResponderExcluir
  3.   Também gosto do mundo "real", de ver os amigos, conversar, dar risadas, fazer palhaçadas... O problema é que fora do trabalho isso não acontece com muita frequência não, rsrs.
      Mas também gosto desse "novo mundo", desse "mundo virtual". Nem sempre estamos ou podemos estar perto da outra pessoa pra desejar pessoalmente um bom dia, pra perguntar se está tudo bem, pra conversar um pouco, expressar felicidade sem precisar levantar uma plaquinha com um ":)", pra rir sem um "rsrs", pra gargalhar sem um "kkk", e pra fazer aquela cara que a gente nunca encontra um emoticon que a represente. Então porquê não fazer uso das tecnologias que temos acesso? Telefone, e-mail, mensagens instantâneas, ... Só não podemos, como você expõe, pensar ou deixar que o "virtual" substitua o "real". É preciso saber conciliar as coisas.
      Trabalho 8 horas com computador, mas mesmo assim de vez em quando passo horas no de casa escrevendo, trocando idéias com pessoas que não teria outro contato se não fosse esse. Mas nada se compara com o contato pessoal mesmo.

    Parabéns pelo texto, e você não é "leiga nesses assuntos modernos" não... rsrs

    ResponderExcluir