terça-feira, 19 de janeiro de 2010

MEMÓRIAS

“Mas agora eu sei que o nosso mundo não é mais permanente que uma onda subindo no oceano. Quaisquer que sejam as nossas lutas e triunfos, qualquer que seja o modo como o experimentamos, em breve todos fundem-se numa coisa só, como a tinta aguada de um aquarela num pincel.”

..Memórias de uma Gueixa...



Terminei de ler o livro “Memórias de uma Gueixa” esta manhã. Com certeza digo que foi um dos mais impactantes pra mim. São 457 páginas de total identificação. Apesar, como disse o autor, Arthur Golden, da personagem principal, Sayuri e sua vida serem totalmente inventadas, os fatos históricos da vida cotidiana de uma gueixa nos anos 30 e 40 não são.

A história central fala de uma menina arrancada da família e cidade natal. Ela é vendida para ser treinada como gueixa. Afastada mais tarde da irmã e sofrendo vários tipos de humilhação, a pequena Chyo vê sua vida esvair-se sem o menor controle. Anos depois, a soma de tanta dor e sonhos que aos poucos são esquecidos ela se torna a grande gueixa Sayuri ou Nitta Sayuri. Sendo uma das mais populares de sua época, conquistando cada pequena coisa com a qual sonhou, porém, sempre pagando um preço muito alto por elas.

Acredito que todos nós em algum momento desejamos ardentemente voltar ao passado e resolver questões, ou nos lembrar apenas. Todos passamos por períodos em que nos questionamos o que teria sido se não nos tivesse acontecido determinado fato. Todos remoemos nossas magoas como uma criança que masca um chiclete, até que chega o momento de nos desfazermos de tudo isso e olhar para quem nos tornamos após cada pequeno acontecimento ou circunstancia.

Sentada no domingo no banco de uma igreja, me lembrei de quem fui antes de um pequena perda que tive ou muitas perdas, talvez. É verdade que muitas vezes desejei que nada disso tivesse sido verdade, desejei acordar como de um sonho e ver minha antiga realidade intacta, correndo normalmente.
Mas neste dia em que conto pra vocês eu percebi o quanto essas desilusões são menores do que aquela que eu sou hoje. E o que elas fizeram comigo? Nada além de que me impulsionar pra frente e me ajudar a construir cada pequeno sonho e muito mais, a perseguir cada um deles.
Hoje me agarro fortemente a tudo que tenho e que sou e agradeço às lagrimas choradas, a força que sinto e a certeza de me levantar cada vez maior.

“É incrível
Nada desvia o destino
Hoje tudo faz sentido
E ainda há tanto a aprender”

...Monalisa/ Jorge Vercilo...




4 comentários:

  1. Aprendi muitas tradições diferentes com esse livro.
    Mas, com certeza, o grande aprendizado com ele e com a vida, é que são os obstáculos e frustraçÕes que vão criar uma existência de verdade. Não tem jeito! É o que nos faz crescer como seres humanos, desenvolver coragem e sabedoria em experiências difícies.
    Adoro seus posts!
    Beijos grandes.

    ResponderExcluir
  2. Eu tô pra ler esse livro faz tempo; me disseram que, a partir disso, vou refletir mais sobre uma tal saudade do futuro.
    Eu li, denovo, essa última semana que passou, A metamorfse do Kafa, é um puta livro também, embora o final triste dê um plano mais real pra história, não deixa de ser uma ótima refllexão sobre mutações dentro de um espaço social... e é uma fábula e tanto.

    Como vão as coisas por aí?

    saudade docêis, vô ve aqui e se arrumo algum dia pra ir antes do carnaval pra ir em Limeira dar uma olhada no pessoal.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre digo que agradeço muito aos machucados, as poças de sangue, ao mudar de tom dos vestidos sujos com o barro encontrado.
    é tudo tão...válido.

    Beijos bem grandes Ci!

    ResponderExcluir
  4. Esse teu post me deixou com tanta vontade de ler esse livro que acabei de aproveitar uma promoção no Submarino hoje e comprá-lo. Se for ruin vc me paga HAHA. Brincadeira Ci, não vejo a hora de ler o bendito!
    beijos

    ResponderExcluir